por Renato Silveira
O projeto de transposição dos efluentes das Estações de Tratamento de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a Zona Rural desses municípios, que foi anunciado durante a visita do secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, visa, além de evitar o lançamento de água doce na Lagoa de Araruama, beneficiar o agricultor rural que durante boa parte do ano, principalmente nos meses de inverno, sofre com os baixos índices de chuvas.
O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, disse que foram anos de estudos para a conclusão do projeto.
“Estamos falando de esgoto tratado de forma até terciária, com 95% de pureza e que será lançado nos rios Flexeira e Papicu e não no Rio Una. A maior parte desses efluentes será usada para irrigar a agricultura. Foram anos de estudos para que o Consórcio Ambiental Lagos São João chegasse a um projeto que evitasse o lançamento de água doce tratada na lagoa hipersalina de Araruama, sem prejudicar qualquer outro ambiente, muito menos o Rio Una e Armação de Búzios,” explicou.
De acordo com a secretária do Ambiente, Lagoa e Pesca de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, o projeto só traz benefícios para o meio ambiente e não irá poluir, de forma alguma, nenhum outro município vizinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário