terça-feira, 7 de maio de 2013

São Pedro d Aldeia: Cidade recebe Ultra Baixo Volume para combater ao dengue



por Luana Macêdo

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu um reforço no combate ao dengue na cidade. Em parceria com o governo do Estado, os bairros aldeenses já podem contar com a ação do carro de Ultra Baixo Volume. A UBV é utilizada para controlar a proliferação do mosquito AedesAegypti, esse método está sendo utilizado por ser mais eficaz, menos poluente, menos tóxico e não agredir o meio ambiente. A UBV está a serviço das 5h ás 9h e das 17h às 21h, diariamente, a Ultra não pode ser utilizada somente em dias de chuva e muito vento.

A Secretaria de Saúde municipal solicitou junto ao governo do Estado a UBV, comprovando por meio dos números de notificações a necessidade da ação nos bairros. De acordo com a secretária de Saúde, Analice Martins, os moradores não precisam solicitar a passagem do carro de Ultra.

“O carro vai funcionar rodando no município de domingo a domingo, no horário estabelecido. O governo do Estado nos cedeu o carro para que toda cidade seja atendida com a ação da UBV. Os moradores não precisam solicitar a presença, vamos passar por todos os bairros”, afirmou a secretária.

As UBVs trabalham com solvência de água, o que não traz tanta fumaça e é mais é eficaz.  Já no fumacê, o inseticida é dissolvido em óleo. Por orientação do Ministério da Saúde, o sistema está proibido de ser utilizado no Rio de Janeiro, pois além de tóxico, não mata o mosquito transmissor, que já desenvolveu tolerância ao veneno.

Segundo o supervisor do Programa de Dengue, Valdinei de Oliveira Silva, existe um ciclo de UBV para ser cumprido.

“Para que a ação tenha efeito, precisamos cumprir o ciclo de UBV, que consiste em passar pelo local quatro vezes por mês, uma por semana. O município não está tendo nenhum gasto, já que a secretaria estadual de saúde cedeu o aparelho, o combustível e o inseticida utilizado. Diariamente preenchemos um formulário explicativo, com a quilometragem rodada e os bairros percorridos, afirmou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário