Visando a adesão das empresas da cidade e a inserção de jovens aprendizes no mundo do trabalho, foi realizada nesta quarta-feira (15), na sede da secretaria de Trabalho e Renda mais uma reunião preparatória para o Fórum Municipal da Aprendizagem. Em Macaé cerca de três mil jovens por ano são recrutados para atuar com aprendizes em empresas.
O evento que contará com a parceria da Petrobras, Centro Integrado Empresa Escola (Ciee), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai), Instituto Federal Fluminense (IFF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Ong Viva Rio, será realizado no dia 25 de junho.
O Fórum será voltado para empresas, sendo este um momento importante de sensibilização, adesão e cumprimento da lei que exige cota de aprendizes. A Lei 10.097/2000 determina que empresas de médio e grande porte contratem como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores efetivos.
O secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes dos Santos ressalta que a contratação de um jovem aprendiz além de contribuir com a formação de novos profissionais, favorece o desenvolvimento pessoal. “Incentivar que empresas contratem e legalizem essa mão de obra é primordial. Os benefícios são diversos, para o aprendiz, para a empresa e para a sociedade como um todo”. A lei do aprendiz regulamenta a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário