quinta-feira, 23 de maio de 2013

Búzios:Etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades tem novo local de realização


Evento acontecerá neste sábado, no Hotel Atlântico

 Será realizada, no próximo sábado, dia 25 de maio, a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), além de novas políticas públicas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. Anteriormente programado para acontecer no hotel Blue Tree Park, o evento foi deslocado para o Hotel Atlântico, no Centro. A abertura está marcada para as 9h.
A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades, que acontece de 20 a 24 de novembro, em Brasília (DF), de acordo com a Resolução nº 14, de 06 de junho de 2012. O evento municipal desenvolverá seus trabalhos a partir do lema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, definido na convocação da 5ª Conferência Nacional.
Composto por mesas de debate, painéis, plenária e ato público, o evento terá a coordenação das Secretarias Municipais de Habitação e de Planejamento e servirá, também, para a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade assim como os delegados que representarão Búzios nas etapas nacional e estadual. Esta última deverá acontecer entre 1º de julho e 28 de setembro.
           A Conferência consolida um processo que se iniciou na constituição de 1988 com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das cidades no Brasil. As etapas municipais propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e possibilitam a troca de conhecimentos e experiências nas diferentes realidades locais brasileiras. Além disso, será um momento de captação das demandas necessárias que permitam um melhor direcionamento das diretrizes das políticas territoriais nacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário