O município ganhará um Distrito Industrial Logístico em terreno de cerca de 4 milhões de metros quadrados, vizinho ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio e distante seis quilômetros do Porto do Forno, em Arraial do Cabo. O terreno é da Companhia Nacional de Álcalis e fica entre o município cabista (40%) e Cabo Frio (60%).
De acordo com o prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, o governador Sérgio Cabral já assinou o decreto de desapropriação do terreno que tem as seguintes dimensões: Área 1 - 1.099.845,13 mts, Área 2 - 2.817.693,61 mts, Área Total - 3.917,538,74 mts, e da criação do distrito logístico. Do total da área, uma parte será destinada a preservação ambiental, já acertada com a Secretaria do Ambiente.
Na opinião do prefeito, outra boa notícia é que a venda do terreno vai render a Álcalis R$ 50 milhões. A quantia deverá cobrir parte da dívida trabalhista da empresa. Quando fechou, em 2006, demitiu 650 profissionais.
“Foram três anos de negociações. E agora, graças a Deus podemos comemorar mais essa conquista. O condomínio poderá trazer de volta a oportunidade de empregos que tanto precisamos. O pólo será em parceria com o município de Cabo Frio onde fica parte do terreno”, explicou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, ressaltou a importância da criação do distrito para atender às demandas logísticas da região e da cadeia do pré-sal.
“O distrito será um vetor de desenvolvimento da região. As atividades poderão se integrar ao aeroporto, ao porto e às operações do pré-sal”, disse Bueno.
A formação do distrito ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), que já administra dez distritos industriais no Estado do Rio de Janeiro.
Além da Libra, que gerencia o Aeroporto de Cabo Frio, 12 empresas de já manifestaram interesse em se instalar no novo distrito. O decreto de desapropriação do terreno foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário