Por Luigi do Valle
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, esteve em Araruama nesta sexta-feira, dia 3, para anunciar a publicação de instrução normativa interministerial que assegura critérios e procedimentos para o exercício da pesca na Lagoa de Araruama.
A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, o ministro assinou o Termo de Cooperação Técnica com os municípios de São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios, beneficiando cerca de 1700 pescadores da região.
Segundo Crivella, entre as inovações para garantir a sustentabilidade pesqueira na lagoa, foi estabelecido o período de defeso para Araruama. Com a medida, a captura de peixes e crustáceos será proibida de 1º de agosto a 31 de outubro, época de reprodução de diversas espécies.
“O defeso da lagoa é uma medida que tem como objetivo proteger a vida aquática nas fases mais críticas de seus ciclos de vida. O período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis, como nos períodos de reprodução ou de seu maior crescimento. No dia 2 de novembro é comemorado o dia dos mortos. Mas para os pescadores da Lagoa de Araruama, será comemorado o dia dos vivos, com peixes em abundância”, disse.
No período, os pescadores profissionais da região passarão a receber mensalmente o pagamento do seguro defeso, através do Ministério do Trabalho e Emprego, no valor de um salário mínimo.
Durante seu discurso, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, agradeceu ao Ministro Crivella pelo apoio ao município na ocasião do Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, quando foi articulada uma audiência com o Ministério das Cidades para a regularização do Cadastro Único de Convênios.
O chefe do executivo também pediu ao Ministro Crivella uma atenção especial para a colônia de pescadores de Araruama, que tem pleiteado a construção de um deck para melhor atender aos profissionais.
foto: Marcelo Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário