Ex-funcionários do Google criaram a Graph Search do Facebook
Mark Zuckerberg fala sobre a nova ferramenta |
A disputa entre Google e Facebook vai além da Internet. Nos bastidores dos escritórios dos gigantes da web lá no Vale do Cilicio, Mark Zuckerberg, o Nerd mais poderoso do mundo, luta com unhas e dentes pelas maiores e melhores mentes do Google. Tudo isso para aprimorar sua nova ferramenta de busca social, oGraph Seach.
Os dois nomes por trás da nova ideia são Lars Rasmussen e Tom Stocky, dois ex-funcionários do concorrente Google. Rasmussen começou a trabalhar para o Facebook em 2010, após seu último projeto para o Google, o Wave, uma plataforma que reunia diversos serviços online em uma só página.. Antes disso, esteve na supervisão do altamente bem sucedido Google Maps. Rasmussen e Stocky contaram que o convite para trabalhar no Facebook foi algo vago. “Venha passar um tempo conosco”, teria dito Zuckerberg, como é comum na historia dele. Mas logo eles já estavam envolvidos com o manda chuva do Facebook até o pescoço e já falavam abertamente sobre como melhorar a maneira de fazer buscas na rede social. Há informações de que a dupla de ex-googlers, liderando um time de 70 profissionais, se encontrava todas as sextas com o CEO do Facebook ( Mark Zuckerberg ) para reuniões.
É claro que quem não está nada feliz é o ainda gigante da internet, Sr. Google. Há rumores de que um grande número de funcionários do Google estão indo trabalhar no Facebook. É Zuckerrberg parece não querer ser somente o rei das redes sociais, mas sim o único Senhor da Internet, a guerra começou.
O que essa nova ferramenta do Facebook?
Graph Search |
De acordo com Zuckerberg, a nova ferramenta foi criada para facilitar a vida de quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas - feitas com base nas conexões e dados dos usuários - e não apenas os links, como faz o Google. "Você quer uma ferramenta que te ajude a conseguir acesso ao conteúdo que seus amigos compartilharam", afirmou o CEO.
Segundo o que foi apresentado no evento, o novo sistema permite buscas por conteúdos curtidos e compartilhados pelos usuários, como músicas, lugares, fotos, vídeos e interesses. Além disso, é possível ainda cruzar informações, como por exemplo "pessoas que curtiram uma página e visitaram o museu MoMa".
Os resultados serão mostrados de acordo com a relação do usuário com a outra pessoa - ou seja, quem tiver mais contato com o seu perfil terá as respostas mostradas primeiro -, ou caso o conteúdo seja "público". O CEO alertou que tudo o que for classificado como "privado" não aparecerá nos resultados. Ainda segundo Zuckerberg, a ideia é permitir também as buscas em posts e comentários no futuro.
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