segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

UVA CABO FRIO: Universidade tem seu primeiro doutorado

Essa é mais uma vitória da instituição que cada vez mais caminha para se destacar em pesquisa acadêmica

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) comemora mais uma conquista. Seu programa de doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade foi aprovado pela Capes. Com linhas de pesquisa semelhantes a do mestrado, mas com enfoque mais aprofundado, o curso pretende abordar todas as interfaces entre saúde e sociedade, tendo a psicanálise como fio condutor das pesquisas e interpretações dos fenômenos.

Essa notícia, comemorada por toda a comunidade acadêmica, representa o amadurecimento intelectual dos programas já existentes. Há alguns anos a UVA vem investindo na pesquisa acadêmica, apostando que o tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – é o caminho para que o crescimento da instituição, que cada vez mais se destaca como uma das universidades privadas que investem forte em pesquisa acadêmica.

“Essa é a prova de que estamos no caminho certo e que os investimentos feitos nas pessoas e nos processos estão gerando bons resultados. É natural que o amadurecimento dos programas já existentes e o constante aperfeiçoamento nos leve a galgar degraus mais altos no conhecimento científico. Não é fácil obter credenciamento junto a Capes. É preciso ter uma equipe com alto desempenho de pesquisa e de produção textual, que dê conta de gerar novos conhecimentos, e um foco ajustado nas dimensões de avaliação”, comemora Maria Beatriz Balena, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

E apostando na educação continuada, outros cursos de mestrado e doutorado devem ser lançados nos próximos anos. Segundo Beatriz Balena, há um investimento forte na área e o mercado está aberto para os profissionais formados pela universidade. “Nossos alunos de graduação precisam encontrar na sua universidade as possibilidades para o crescimento profissional e um plano de carreira que o incentive a ser além de um profissional, um pesquisador por natureza. Desta forma, ele nunca para de aprender e assim nunca irá envelhecer para o mundo do trabalho”, analisa a pró-reitora.

O curso, que tem duração de quatro anos, ganhará um reforço internacional do corpo docente. Estão aptos a se inscreverem, mestres formados em qualquer área do conhecimento e egressos de mestrados profissionais. A previsão é que o processo de seleção aconteça em fevereiro e as aulas comecem em abril de 2013.


Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Att,

Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Relações Públicas

UVA - Universidade Veiga de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário