segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Coluna do Nando Braga - Nando em foco


Olá caros amigos, sejam bem vindos!!!

Boa semana a todos e que Deus continue guiando a todos nós.
Vamos falar de um tema que acho eu muito importante para todos nós. Quem não está atento as oportunidades que nos cercam? Vejamos...
                                                     
Ha mais ou menos um mês atrás estive com o Sr. Cirineu Santos, fundador e proprietário da Rede de drogarias Geribá em Búzios, e dentre tantos assuntos conversamos sobre a necessidade de termos uma melhor formação da nossa mão de obra para atender as demandas dos negócios na região de Búzios. Sua preocupação procede, uma vez que cargos serão gerados em administração, gerencia comercial, vendas, etc... 
      
E voce? Está preparado? Vê essa nova tendência como oportunidade?

As oportunidades são geradas a todo momento em nossas vidas, ja perceberam? A cada instante, em cada lugar ou em cada situação. Até nas perdas, se prestarmos atenção, são geradas oportunidades. Cabe a nós sabermos identifica-las e adequá-las as nossas necessidades, objetivos e planejamentos. Tem gente que consegue enxergar oportunidade nas piores adversidades, enquanto na maioria dos casos as pessoas enxergam o contrário quando se deparam no meio de paradigmas. Depende da visão de cada um.

Para os mais otimistas, até o "fim" gera uma oportunidade. Tudo gera. Na maioria das vezes temos o vício de culpar a falta delas para justificar um insucesso, uma desilusão e até mesmo uma instabilidade. Mas isso não é o grande problema: O problema não é identificar a falta da oportunidade e sim saber aproveitar quando uma oportunidade surge a sua frente até nas dificuldades. Sim minha gente, porque ja dizia o grande filósofo Aristóteles "As oportunidades não são  imortais. Elas surgem a nossa frente apenas uma única vez... E quando a perdemos, é para sempre..."

Isso nós aplicamos em vários campos de nossas vidas, no campo afetivo, profissional, familiar, etc... Quem por exemplo nunca teve um grande amor? Quem ja deixou escapar a oportunidade de ser feliz ao lado de uma pessoa e que mais tarde acaba se arrependendo de te-la (o) deixado? Perder uma oportunidade é quase igual a dor da perda em si (de algo ou de alguém), nos ensina a viver e nos ensina que precisamos estar mais atentos as coisas que acontecem ao nosso redor e, principalmente, saber valorizar o que temos, o que conquistamos e o que construímos e não se apegar a futilidades que nos dão um prazer momentâneo mas depois... Tudo volta a velha rotina do vazio... Alias dar valor as coisas (pequenas ou grandiosas) é gerar novas oportunidades... Desprezar oportunidades é desagregar valores que no presente e no futuro poderiam sim gerar novas possibilidades adiante.

Portanto, pare e pense. Olhe ao seu redor. Veja o que você está perdendo ou deixando de ganhar por não ter uma percepção crítica do que é uma oportunidade em sua vida. Lembre-se que elas batem as nossas portas uma única vez... Se não estivermos atentos para deixa-las entrar em nossas vidas elas vão sem nenhuma cerimônia bater na porta ao lado... Até alguém abrir e dizer: "entre... e seja bem-vinda!"

Pensem nisso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário